Seconci-MG mobilizado na luta contra a dengue

No último dia 17 de fevereiro, a Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência devido à explosão dos casos de dengue na cidade. A medida é resultado da epidemia da doença e outras arboviroses na capital mineira. As ações de combate se estendem a todas as áreas da cidade por um período de seis meses, que pode ser prorrogado.

Estamos completando a primeira quinzena do mês de fevereiro, e os atendimentos de dengue na região metropolitana superam significativamente os números registrados durante todo o segundo mês de 2023. Aumentou consideravelmente o número de pessoas com sintomas da doença recebidas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Saúde de Belo Horizonte e adjacências.

No Seconci-MG, as ações de combate e prevenção à dengue têm sido constantes. Diariamente, durante os treinamentos promovidos pelo setor de Segurança do Trabalho, é feito um alerta sobre medidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A equipe do Serviço Social, que tem uma fala institucional sobre a entidade inserida nestes treinamentos, também chama a atenção sobre como combater e evitar focos do mosquito nas obras e nas residências.

Este setor também intermedia contatos e providências para realizar palestras e outros eventos educativos nas obras, buscando o apoio, quando possível, das secretarias municipal e estadual, que colaboram na disseminação de informações objetivas e orientações práticas sobre como enfrentar o surto de dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito. Além disso, desde que a dengue passou a impactar a saúde pública, o Departamento de Segurança do Trabalho incluiu, entre os itens de verificação nas vistorias preventivas que realiza nas obras de empresas associadas, situações que podem favorecer a proliferação do mosquito. Uma forma de engajar os colaboradores das empresas nas ações de prevenção e eliminação de criadouros. Em janeiro deste ano já foram visitados 53 canteiros, alcançando um público de 1.398 trabalhadores.

O Seconci-MG entende que é preciso ter um compromisso permanente de educação, orientação e vigilância. Conscientização e ações preventivas são essenciais para controlar o avanço dos problemas causados pelo Aedes.