Treinamentos Admissional e de Trabalho em Altura podem ser feitos no Seconci-MG

Respeitando os protocolos de saúde e segurança impostos pela pandemia de Covid-19, o Seconci-MG segue disponibilizando diariamente, sob demanda, os treinamentos Admissional (NR18) e de Trabalho em Altura (NR35). Ambos são ministrados por profissionais do Departamento de Segurança do Trabalho da entidade e precisam ser previamente agendados. 

Segundo a Norma Regulamentadora 18 (NR18), todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O objetivo é garantir a execução segura das atividades laborais. Nele, o participante recebe informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho, é alertado sobre os riscos inerentes à sua função e se atualiza sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) existentes no canteiro de obra.

Para inscrever um ou mais empregados no Treinamento Admissional promovido pelo Seconci-MG, a empresa associada deve agendar essa participação até às 13h00 do dia útil anterior, através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Neste e-mail deve constar: a data pretendida do treinamento, o nome e telefone de contato da empresa, além dos seguintes dados de cada participante: nome completo, função e data da sua admissão.

Já a Capacitação para Trabalho em Altura está prevista na NR35, que estabelece ser de responsabilidade do empregador oferecer este tipo de treinamento ao empregado, a fim de que este possa realizar com segurança qualquer trabalho dessa natureza. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada em níveis diferentes, na qual exista risco de queda capaz de causar acidentes. No Seconci-MG ela também é ofertada sob demanda e conta com um módulo teórico e outro prático, realizado em uma torre de treinamento específica, na própria sede da entidade.

O conteúdo programático do curso de Trabalho em Altura aborda normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, os riscos potenciais inerentes a este tipo de atividade, medidas de prevenção e controle, os EPIs adequados, bem como sua seleção, inspeção, conservação e limitação de uso. O instrutor discorre, também, sobre os acidentes típicos em trabalho em altura e sobre condutas apropriadas em situações de emergência, incluindo noções básicas de Primeiros Socorros. Para participar deste treinamento é imprescindível a apresentação do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) no ato da inscrição, comprovando a aptidão para o trabalho em altura. A empresa do participante também deverá disponibilizar os equipamentos que serão utilizados durante o módulo prático: capacete com jugular, cinto de segurança tipo paraquedista, botina de segurança, duplo talabarte, luva pigmentada e uniforme de trabalho higienizado.  

Mais informações sobre estes treinamentos, incluindo o valor do investimento, que tem custo subsidiado para associados, podem ser obtidas através do telefone (31)3449-8032, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 14h30.