Veja como o Seconci-MG pode auxiliar sua empresa a promover a saúde e a segurança dos seus colaboradores

Em pleno funcionamento desde o último dia 10 de janeiro, o Seconci-MG está de portas abertas para auxiliar sua empresa na promoção da saúde e segurança de seus colaboradores.  

A entidade presta serviços nas áreas de medicina assistencial, medicina ocupacional (mediante convênio específico), odontologia, segurança do trabalho e assistência social. Os atendimentos têm início às 7h30 e se encerram às 19h30, de segunda a sexta-feira, a maioria com agendamento prévio e hora marcada, em três turnos. 

Abaixo, atualize informações sobre cada área de atuação e divulgue nossas ações e serviços para seus funcionários. 

MEDICINA ASSISTENCIAL

Oferecemos consultas eletivas, com atendimento programado (previamente agendado) nas especialidades de cardiologia, clínica geral, dermatologia, fisioterapia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia e urologia. 

O agendamento das consultas pode ser feito através dos telefones (31) 3449-8002 e (31) 3449-8003, nos intervalos de 8h às 12h e de 13h às 17h.

MEDICINA OCUPACIONAL 

Por meio de um convênio específico, a empresa cadastrada no Seconci-MG pode optar por desenvolver o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) com o apoio da entidade. Nosso departamento de Medicina do Trabalho trabalha alinhado com a nova NR07 e com as exigências e particularidades normativas do setor da construção.

Através deste convênio são realizadas todas as consultas ocupacionais – exames admissional, periódico, demissional, mudança de risco e de retorno ao trabalho, bem como a elaboração do Relatório Analítico Anual. O contrato contempla, ainda, um pacote de exames complementares (audiometria, eletrocardiograma e laboratoriais específicos), realizados na própria sede do Seconci-MG, para facilitar e agilizar o trâmite de obtenção do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Para saber mais detalhes sobre este convênio e o que ele abrange, entre em contato pelos telefones (31) 3449-8036, 3449-8040 e 3449-8041.

SEGURANÇA DO TRABALHO

Este departamento presta ampla assessoria às empresas na gestão da segurança do trabalho. Ele promove treinamentos, cursos, palestras e elabora programas ocupacionais específicos do setor da construção, em sintonia com a legislação em vigor. 

São oferecidos, sob demanda, os seguintes serviços:

– Treinamento Básico em Segurança do Trabalho (NR18)

– Capacitação para Trabalho em Altura (NR35), com treinamento prático ministrado em torre na própria sede do Seconci-MG

– Curso para cipistas (NR5)

– Elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

– Elaboração do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT)

– Elaboração do Levantamento de Riscos Ambientais (LRA)

Confira abaixo mais detalhes sobre: 

  • Treinamento Básico em Segurança do Trabalho

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação até as 13h do dia útil anterior, através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos seguintes dados do participante: nome completo, função, data de admissão na empresa. 

  • Capacitação para trabalho em altura

A Capacitação para Trabalho em Altura está prevista na NR35. De acordo com a norma, é de responsabilidade do empregador oferecer treinamento ao empregado, para que este possa realizar qualquer trabalho desse tipo. Trabalho em altura é toda atividade executada em níveis diferentes, na qual há risco de queda capaz de causar acidentes. A capacitação da NR35 acontece diariamente, das 7h30 às 16h30, com um módulo teórico seguido de outro, prático, realizado em uma torre de treinamento específica, na sede do Seconci-MG. Para mais informações, entre em contato através do telefone (31) 3449-8032.

ODONTOLOGIA 

Realizamos atendimento odontológico básico em nossa sede, em consultórios individualizados, observando todos os requisitos de biossegurança. O atendimento prestado inclui consultas clínicas, tratamento de canal (de dentes anteriores), odontopediatria (a partir dos seis anos), cirurgias e prótese. Além disso, promovemos palestras com foco na prevenção de doenças e conscientização sobre hábitos regulares de higiene bucal, mostrando que quanto maior for a atenção para a saúde bucal, menores serão os problemas de natureza odontológica.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO ITINERANTE

Mediante critérios específicos, o Seconci-MG promove atendimento odontológico básico no próprio local de trabalho dos usuários titulares (funcionários das empresas cadastradas na entidade) de seus serviços. Este atendimento acontece nas Unidades Móveis Odontológicas (UMOs), veículos adaptados com equipo odontológico, instalados nas obras por período determinado. Informações sobre a dinâmica deste serviço e sobre como solicitá-lo, no departamento de Serviço Social, através dos telefones (31) 3449-8005 e 3449-8006, ou pelo e-mail social2@seconci-mg.org.br.

SERVIÇO SOCIAL

Este departamento funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 17h30, e auxilia o usuário dos nossos serviços no trâmite do atendimento recebido. O setor também orienta sobre o acesso a benefícios da Previdência Social e sobre serviços disponíveis nas redes pública e privada. Além disso, o Serviço Social auxilia as empresas na organização de projetos, eventos, palestras e campanhas, principalmente sobre temas voltados para educação em saúde e relações sociais, que concorram para a melhoria da qualidade de vida. Os telefones de contato são: (31) 3449-8005 ou 3449-8006.