Veja os benefícios de realizar o seu PCMSO com o Seconci-MG

Estabelecido em 1978, pela Norma Regulamentadora Nº7 do Ministério do Trabalho e Emprego, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma importante ferramenta de gestão da saúde e segurança dos colaboradores de uma empresa. Através deste programa ocupacional, os empregadores desenvolvem e implementam iniciativas capazes de reduzir os acidentes laborais, além de promover e preservar a saúde dos seus empregados.

Criado a partir da última atualização geral das Normas Regulamentadoras (NRs), o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) reúne os principais riscos presentes no ambiente laboral e, a partir destas informações, é possível monitorar melhor a saúde dos trabalhadores, evitando riscos à sua integridade e bem-estar.

No Seconci-MG é possível desenvolver os dois programas, por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas dos departamentos de medicina e segurança do trabalho, que atuam em consonância com as referências técnicas e legais para a elaboração destes documentos ocupacionais.

Enquanto o PGR foca na avaliação, identificação, mapeamento e controle dos riscos ocupacionais, o PCMSO, a partir destes riscos, busca medidas (como consultas e exames ocupacionais) que possam prevenir adoecimento e acidentes.

Mediante assinatura de um convênio específico, com custo acessível, as empresas conveniadas ao Seconci-MG podem optar por desenvolver seu PCMSO na entidade.

No Seconci-MG, sua empresa conta com uma equipe de profissionais com expertise nas questões que afetam o trabalhador da construção civil, oferecendo um amplo suporte no desenvolvimento deste programa ocupacional, sempre alinhado com as exigências e especificidades normativas que envolvem este segmento produtivo.

Veja as vantagens do contrato que oferecemos:

  • É baseado no nº trabalhadores da empresa, independente do nº de consultas realizadas.
  • Contempla o programa de PCMSO propriamente dito, alinhado com a nova NR 07, médico coordenador e emissão de Relatório Analítico anual.
  • Inclui todas as consultas ocupacionais: admissional, periódico, demissional, mudança de risco e retorno ao trabalho.
  • Disponibiliza um pacote de exames complementares, realizados no próprio Seconci-MG, com destaque para audiometria, eletrocardiograma, glicemia, hemograma completo, entre outros.
  • Oferece Avaliação da Acuidade Visual e Programa de Conservação Auditiva (PCA), quando indicado
  • Estabelece RACs (Requisitos de Atividades Críticas) para situações críticas cobradas por empresas contratantes de grande porte.
  • Presta orientações para entendimento do cenário envolvendo a legislação trabalhista e previdenciária, voltada especificamente para a construção civil.
  • Oferece suporte nos casos de afastamentos pelo INSS, readequação de atividades e/ou funções.
  • Auxilia na elaboração de recursos frente ao INSS nos casos de nexo ocupacional indevido.
  • Auxilia nas tratativas relacionadas ao Fator Acidentário de Prevenção (FAP)
  • Presta orientações quanto aos documentos a serem apresentados em auditorias do Ministério do Trabalho e Previdência MTP.
  • Auxilia a empresa no envio do evento S-2220 (evento de ASO) ao eSocial, sem custo. A empresa pode delegar ao Seconci-MG o envio dos respectivos dados ou optar pela disponibilização do arquivo XML para que ela própria faça este envio.
  • Auxilia empresas que fazem o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) com o Seconci-MG no envio do evento S-2240 ao eSocial.

Entre em contato com o nosso departamento de Medicina Ocupacional e saiba mais informações e detalhes da dinâmica de atuação do Seconci-MG nesta área:

Telefones: (31) 3449-8036, 3449-8041 e (31) 97211-0082 (WhatsApp)

E-mail: pcmsoadm@seconci-mg.org.br

Informações sobre valores do investimento: Setor de Arrecadação através do telefone (31)3449-8013 ou pelo e-mail marcelapinheiro@seconci-mg.org.br