Violência doméstica figurou entre os temas que compuseram a programação de Sipats

As semanas internas de prevenção de acidentes de trabalho, Sipats, privilegiam a abordagem de assuntos voltados para a saúde e segurança no trabalho, como forma de conscientizar os empregados sobre a importância da prevenção de doenças e acidentes.

O Seconci-MG, através de seus departamentos de Serviço Social e Segurança do Trabalho, colabora ativamente com as empresas na promoção e organização de palestras sobre temas que chamam a atenção para cuidados e medidas que podem evitar acidentes ou prevenir doenças, garantindo um ambiente laboral saudável.

Na última semana, de 07 a 11 de novembro, duas associadas incluíram um tema até então inédito na programação de suas Sipats – a violência doméstica e familiar, principalmente aquela cometida contra a mulher. A discussão do assunto faz parte de um projeto maior desenvolvido pelo Seconci-MG em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), batizado de Construindo Igualdades. Como a violência doméstica afeta a dinâmica familiar e repercute negativamente nas relações interpessoais, inclusive no ambiente laboral, a discussão do tema visa a alcançar diversos públicos, homens e mulheres, em um esforço para elucidar como ela ganha força em um contexto de relações desiguais de poder entre os gêneros.

A Construtora Caparaó e a Patrimar Engenharia receberam em seus canteiros a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Evangelina Castilho; o juiz da Comarca de Pedro Leopoldo, Leonardo Moreira; a advogada e educadora social, Izabela Miranda (coordenadora da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher); a assistente social do Hospital das Clínicas da UFMG e Referência Técnica na Diretoria Regional de Saúde/SMSA da PBH, Gesiene Aparecida Cordeiro Reis; as advogadas da Comissão de Enfrentamento à violência doméstica da OAB, Isabel Araújo, Elis Angelita Grobeiro e Anielly Lisarb de Farias; a psicóloga do Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (CERNA), Claudia Natividade; e policiais militares da 1ª Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica de Belo Horizonte (sargento Faria Leite, sargento Gabriela e cabo Michele).

A partir de suas experiências no enfrentamento da violência doméstica, este time de colaboradores do TJMG explicou que a violência doméstica e familiar é qualquer ação ou omissão que acarrete morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial à mulher, seja no âmbito doméstico ou familiar, independente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião da vítima. Em suas exposições e dinâmicas eles mostraram a importância e urgência de desenvolver relações afetivas equilibradas, que possibilitem maneiras de convivência não violentas.

No total, entre os dias 07 e 11 de novembro foram realizadas 09 palestras sobre violência doméstica e familiar, alcançando um público de 1.192 ouvintes.

Teatro para reforçar os conceitos trabalhados – Além das palestras sobre violência doméstica, a Patrimar Engenharia promoveu em suas obras apresentação do esquete cênico “Sua atitude salva vidas”. Produzido pelo grupo de teatro e produções audiovisuais Todo Cultura, parceiro do Seconci-MG, o espetáculo traz uma reflexão sobre como a forma com que nos comunicamos determina as relações estabelecidas entre as pessoas. Ela pode ser uma comunicação amistosa ou compreensiva, ou rude e violenta. Esta última forma pode gerar violência tanto no ambiente profissional, quanto no pessoal, evoluindo para a violência doméstica. O esquete cênico também provoca outros questionamentos: até quando um posicionamento é na verdade preconceito? Quando uma fala “dita enérgica” é na verdade assédio? E, principalmente, como uma atitude ríspida pode provocar o receio de perguntar e ruído de comunicação ocasionando um acidente.

Para saber sobre como levar essas ações educativas para a sua empresa, entre em contato com o Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, através dos telefones (31) 3449- 8005 ou 3449-8006 ou pelo e-mail social2@seconci-mg.org.br.