Categorias
noticia_destaque

Supervisora do Seconci-MG tem abordado as alterações das NRs e suas implicações na gestão da segurança no trabalho em palestras pelo país

Com o objetivo de auxiliar as empresas da construção civil a traçarem suas estratégias para se adequarem às alterações promovidas nas Normas Regulamentadoras que afetam o setor e colocarem em prática o que demanda a nova realidade, a supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, tem atendido inúmeros convites para falar sobre as novas diretrizes.

A engenheira de segurança, que acompanhou e colaborou ativamente do processo revisional das NRs, vem esclarecendo em linguagem clara, direta e descomplicada o que preconizam as novas redações, mostrando como os novos textos estão mais alinhados aos conceitos de sustentabilidade, implicando em um modelo de gestão da segurança mais forte e equilibrado.

Em suas exposições, ela pontua os avanços alcançados em uma agenda com a qual já se trabalha há muito tempo, a da saúde e segurança do trabalhador dos segmentos produtivos.

Demonstra como as mudanças foram direcionadas para tornar os programas ocupacionais mais unificados e mais factíveis. Com os novos documentos – o inventário de riscos e o plano de ação – é possível verificar tudo o que pode colocar em risco a saúde do trabalhador e estabelecer quais ações devem ser tomadas caso algo ocorra.

Palestras realizadas em outubro 21/10, 22/10 e 27/10

21/10 – Participação no Fórum Seconci Goiás de Saúde e Segurança do Trabalho (FSG/SST) – O Fórum tem como proposta estabelecer um ambiente permanente de discussão sobre os aspectos técnicos relacionados à saúde e segurança do trabalho na indústria da construção.

Criado em 2021, o projeto é voltado aos profissionais de SST das Empresas Seconci Goiás, e está estruturado em uma rede de articulação junto aos diversos agentes ligados ao tema, como os auditores fiscais do Trabalho, promotores de Justiça do Trabalho, empresários, especialistas, consultores, dentre outros. As ações do FSG/SST visam promover um ambiente de trabalho cada dia mais saudável e seguro no âmbito da indústria da construção, através da disseminação de conteúdo atualizado e de qualidade; do estudo e do debate técnico; da capacitação dos profissionais da área da construção civil da região metropolitana; da promoção da cultura de prevenção de acidentes de trabalho; do incentivo à inovação e divulgação das boas práticas de SST.

Na indústria da construção, a nova NR-18 promete descomplicar a gestão de saúde e segurança do trabalho para as empresas em seus canteiros de obras. O encerramento das atividades do PPRA e do PCMAT, dando passagem para o novo PGR/GRO é um marco na nossa história. Diante desse cenário e no intuito de discutir as mudanças que já batem à nossa porta, o FSG/SST iniciou suas atividades promovendo dois workshops. Em outubro, trouxe à discussão os aspectos gerais da revisão normativa, com atenção especial à nova NR-18 e ao PGR/GRO. Em novembro, o tema será a ergonomia na indústria da construção.

No primeiro workshop, “O novo cenário da gestão em SST na indústria da construção”, realizado no último dia 21 de outubro, a supervisora da área de Segurança no Trabalho do Seconci-MG discorreu sobre “As principais mudanças das NRs e suas implicações”.

22/10 – Seminário “A Nova NR-18” – O Instituto Trabalho e Vida, parceiro do Seconci-MG, promoveu no dia 22, o seminário técnico “A Nova NR-18”, realizado no Auditório do Crea-MG, que contou com palestra da supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter. A engenheira  comentou sobre a nova redação da NR 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA), que passa a vigorar de acordo com a Portaria nº 422, de 07/10/2021.

27/10 – Palestra ABRAINC – A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) possui um grupo de Segurança do Canteiro de Obras, que tem como objetivo discutir e disseminar os assuntos relativos à segurança do trabalho, bem como promover as boas práticas relacionadas ao tema.

Nessa linha, tendo em vista as recentes publicações das Portarias de revisão de diversas Normas Regulamentadoras, a associação convidou a supervisora da área de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, para falar sobre o tema em reunião virtual realizada no último dia 27. Na oportunidade, a engenheira de segurança destacou as principais implicações das alterações propostas nas NRs nas diversas rotinas atualmente em prática.

Categorias
Uncategorized

Inspeção de segurança evita doenças ocupacionais e acidentes na construção

A Inspeção de Segurança é um processo que ajuda as empresas no cumprimento das obrigações legais, promove a manutenção de um bom ambiente de trabalho e, por consequência, protege os trabalhadores evitando doenças ocupacionais e acidentes.

Trata-se de uma série de procedimentos de caráter preventivo, que ajudam a identificar, avaliar e investigar serviços, ambientes ou até mesmo produtos em condições perigosas para a segurança e saúde da equipe trabalhadora e podem ser classificadas em:

  • Inspeções gerais: realizadas em todos os setores, contam com a presença de médicos do trabalho, técnicos de segurança, engenheiros de segurança e membros do CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
  • Inspeções parciais: acontecem somente em certos setores, vistoriando atividades específicas;
  • Inspeções especiais: costumam ser realizadas em situações excepcionais, porque as visitas costumam acontecer de forma mais técnica e detalhada;
  • Inspeções eventuais: como o nome sugere, elas acontecem sem um local ou período determinado ou fixo;
  • Inspeções periódicas: avaliam riscos no manuseio de ferramentas de trabalho, equipamentos e máquinas. Principalmente levando em conta que, com o tempo, os materiais podem ficar deteriorados.

O assunto tem interface com o projeto “Elaboração e Atualização de Conteúdos Informativos/Orientativos para a Indústria da Construção” da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

(Fonte: Agência CBIC)

Categorias
Uncategorized

Prêmio CBIC de Responsabilidade Social: Seconci-MG concorre com dois projetos

O Seconci-MG está concorrendo ao Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2021 – Troféu Paulo Safady Simão – Edição Especial Boas Práticas no Combate à Pandemia com dois projetos. O prêmio é uma realização da Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CRS/CBIC, com a correalização do SESI Nacional.

A Edição Especial 2021 – Boas Práticas no combate à pandemia, será totalmente voltada à valorização das boas práticas desenvolvidas pelo setor da construção e do mercado imobiliário no enfrentamento da crise provocada pela pandemia do coronavírus. O objetivo da premiação é valorizar, divulgar e premiar as boas práticas desenvolvidas pelo setor da construção e do mercado imobiliário no enfrentamento da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Os vencedores serão conhecidos no dia 30 de novembro, em cerimônia a ser realizada pela CBIC, em Brasília.

Categorias
Uncategorized

Encontro de Seconcis reúne técnicos de todo o Brasil

O Seconci-MG esteve presente no ENSE 2021 – Encontro Nacional de Seconcis, realizado de forma virtual e presencial nos dias 25, 26 e 28 de outubro, com a participação dos técnicos das áreas de odontologia, medicina ocupacional, segurança do trabalho, serviço social e comunicação dos Seconcis.  

O evento, realizado anualmente, reúne as áreas técnicas das entidades para troca de informação e atualização dos procedimentos e serviços realizados por cada regional em benefício dos trabalhadores e empresas da construção civil.

Já no dia 28 de outubro, os gerentes executivos e diretores se encontraram presencialmente em São Paulo para falar sobre assuntos administrativos sob comando do presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro. O Seconci-MG foi representado por seu vice-presidente de Planejamento, Eustáquio Costa Cruz Cunha Peixoto.

Confira os assuntos tratados por cada área:

ODONTOLOGIA: 1) Retomada dos atendimentos e rotina dos procedimentos no cenário pós vacinação; 2) Mudança nos protocolos de atendimento no “pós pandemia”; 3) Relação trabalhista dos dentistas dos Seconcis, CLT x PJ, vantagens e desvantagens; 4) Troca de experiência sobre rotinas e fluxo de atendimento durante a pandemia; 5) Os desafios de acompanhar a evolução tecnológica em um momento de crise e contenção de gastos; 7) A necessidade de ampliar a oferta de especialidades e procedimentos para agregar valor ao serviço odontológico; 8) Segurança do Paciente através das metas internacionais.

Na oportunidade, o coordenador da área odontológica do Seconci-MG, Sérgio Benjamim Rodrigues, apresentou e comentou os resultados de uma “Pesquisa de Satisfação e Experiência do Paciente” realizada recentemente na entidade mineira.  

COMUNICAÇÃO: 1) COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA COM EQUIPE REDUZIDA. É POSSÍVEL? Palestra com a CEO da Rede® Comunicação, Marketing e Gestão – Dra. Joana Bicalho; 2) COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA: Como os Seconcis atuaram na pandemia e quais foram as estratégias adotadas pela área a fim de informar as empresas e trabalhadores. Desafios da comunicação no gerenciamento da crise sanitária; 3) COMUNICAÇÃO INTERNA/ENDOMARKETING: Como os Seconcis se comunicam com o público interno das entidades.

SERVIÇO SOCIAL: 1) Atuação do Serviço Social no contexto de enfrentamento da pandemia de Covid-19; 2) Dimensão interventiva do Serviço Social durante a pandemia; 3) Impacto da pandemia de Covid-19 nas atividades coordenadas pelo Serviço Social; 4) Avaliação de desempenho do setor de Serviço Social – É mensurado? Como?; 5) Troca de experiências entre os Seconcis.

MEDICINA: 1) Funcionamento do SOC, pelos locais que já implementaram, a receptividade ao uso da ferramenta, e as melhorias observadas para a gestão; 2) e-Social: geração de informações para as empresas; 3) LGPD – segurança das informações de saúde; 4) Assinatura digital no ASO: ao imprimir o ASO a assinatura perde a “validade”? 5) É possível unificarmos os riscos ergonômicos: o que reconhecer para as funções mais comuns no modo construtivo habitual, pensando em cada uma das fases da construção de um edifício; 6) O MEI tem que fazer PGR e PCMSO? 7) A responsabilidade é da empresa contratante ou dele se tiver acidente de trabalho? 8) Sobre a assinatura digital A1 para o e-social. Com quem fica esse certificado? Com a TI que fizer upload dos dados? 9) Avaliar possibilidade de padronização de modelo de PCMSO pelos Seconcis; 10) e-Social x entrega ao cliente (xml/ mensageria); 11) Nova NR -07 (pontos críticos).

SEGURANÇA DO TRABALHO: 1) Apresentação de modelo de PGR desenvolvido pelo Seconci-SP; 2) PGR: modelo de contrato com as empresas e desenvolvimento dos programas em janeiro/2022; 3) e-Social: forma de disponibilização dos eventos de SST para as empresas (via sistema/SOC, ASO, outros); 4) Troca de experiências entre os Seconcis.

Categorias
Uncategorized

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

Novembro é o mês da luta contra o câncer de próstata, traz um alerta sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde e de se fazer uma avaliação médica personalizada e adequada.

A próstata é um pequeno órgão do sistema urinário masculino, com função na reprodução. É ela quem produz o fluido seminal, que se soma aos espermatozóides no momento da ejaculação. O câncer de próstata é um crescimento anômalo e desordenado de algumas células da próstata, células essas que podem se espalhar por meio da corrente sanguínea para outros órgãos, em especial para os ossos.  

O câncer de próstata é o segundo tipo mais recorrente entre os homens. Tem uma evolução silenciosa em sua fase inicial, por isso é importante conhecer a doença e se prevenir. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que, a partir dos 50 anos, os homens passem por uma avaliação urológica. Para aqueles com histórico familiar positivo para o câncer de próstata, o acompanhamento deve ter início mais cedo, a partir dos 45 anos. São dois os principais tipos de rastreamento: o toque retal e o exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

Alguns sinais e sintomas são a dificuldade para urinar, a diminuição do jato de urina, o aumento na frequência e na necessidade de urinar e a presença de sangue na urina.  A prevenção é feita por meio da adoção de hábitos saudáveis de vida, como a prática de atividades físicas regulares, alimentação natural e balanceada (dieta variada com inclusão de frutas e verduras), redução na ingestão de gorduras e álcool, bem como evitar o fumo e o estresse.

O Seconci-MG conta com um urologista entre os especialistas que atendem na área médica  assistencial. Esta consulta pode ser agendada de segunda a sexta-feira. Consulte a disponibilidade de horários pelos telefones (31) 3449-8001/8002/8003. Aproveite para fazer um check-up médico e avaliar o estado geral da sua saúde. É uma oportunidade de tirar dúvidas e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas.

Categorias
Campanha

Prevenção! Compromisso com a sua saúde

É hora de lembrar da importância de cuidar da saúde da mulher o ano todo, pois, quanto antes o câncer de mama e o câncer de colo do útero forem descobertos, maiores são as chances de cura. Procure uma Unidade Básica de Saúde e agende sua consulta para avaliar a necessidade de fazer os exames preventivos dessas doenças. Afirme o seu compromisso com a própria vida.

A realização da mamografia e do exame citopatológico do colo do útero permite identificar alterações características de câncer. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior a chance de sucesso do tratamento e redução da mortalidade feminina.

Além do diagnóstico, o SUS oferece tratamento para os dois tumores. Mastectomias, cirurgias conservadoras e de reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia com anticorpos estão previstos para o câncer de mama. No caso do câncer de colo de útero estão disponíveis cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

E lembre-se de manter os cuidados contra a Covid-19 usando máscara, lavando as mãos constantemente e mantendo o distanciamento social.

Quer saber mais? Acesse www.saude.mg.gov.br/saudedamulher.

(Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais)