Importância dos cuidados com a saúde bucal é tema de palestras promovidas com o apoio do Seconci-MG

Com o objetivo mostrar a importância da higiene oral na prevenção de doenças e nos cuidados com a saúde como um todo, a Direcional Engenharia promoveu, nos dias 26 e 27 de abril, palestras sobre saúde bucal em duas de suas obras. A ação de conscientização contou com o apoio do Seconci-MG.  

A cirurgiã-dentista Márcia Guimarães, que atende na sede do Seconci-MG, ministrou as palestras  para colaboradores das duas obras. As instruções teóricas foram acompanhadas de demonstrações práticas sobre a forma correta de escovação dos dentes. Em sua fala, a dentista explorou questões como a relação da saúde bucal e a saúde em geral, o que é a placa bacteriana, como ela se forma e as conseqüências, os hábitos básicos de higiene (escovação, uso do fio dental etc), bem como os hábitos ruins que prejudicam a saúde bucal.

As ações educativas complementam o atendimento odontológico disponibilizado pelo Seconci-MG, visando a orientar e estimular os cuidados com a saúde oral. A procura pelo dentista somente quando o dente começa a doer é uma realidade que se busca mudar e as palestras reforçam a importância da prevenção. Muitas pessoas realizam periodicamente exames preventivos com o médico, mas não estendem esse cuidado à saúde bucal. Como consequência, o dentista só é procurado quando o problema já se encontra avançado, o que pode resultar em um dano maior e dificultar o tratamento.

A solicitação de palestras sobre saúde bucal pode ser feita através do e-mail social2@seconci-mg.org.br, do departamento de Serviço Social. Nele, a empresa irá formalizar o pedido para realização da palestra, com sugestão de dia e horário mais adequados. No e-mail deverá constar, também, o local onde o evento irá acontecer, o número de ouvintes que irão participar e o nome e telefone de uma pessoa de contato, para articulação de detalhes e providências. O Setor de Serviço Social irá verificar a disponibilidade do profissional da área odontológica para ministrar a palestra, cabendo à empresa providenciar o deslocamento (ida e volta) do mesmo, além de recursos audiovisuais, se necessário.