Categorias
Uncategorized

Cemig produz vídeos que mostram atitudes adequadas e seguras do trabalho na construção civil em harmonia com a rede elétrica

Com o apoio do Seconci-MG, do Sinduscon-MG e da associada EPO Engenharia, a CEMIG produziu vídeos que chamam atenção para os riscos envolvendo as atividades na construção civil e a rede elétrica. Na edição deste ano da Semana Externa de Prevenção de Acidentes com a População (SEPAP) já foram exibidas, no canal da concessionária no You Tube e em suas  redes sociais, pílulas com imagens captadas em um dos canteiros de obras da EPO que mostram situações adequadas e seguras do trabalho na construção civil em harmonia com a rede elétrica. As imagens captadas estão sendo utilizadas gradativamente para a produção de vídeos e conteúdos que reforçam as boas práticas com vistas a evitar acidentes com a rede elétrica.

O objetivo da iniciativa é disseminar e incentivar conceitos de segurança com a eletricidade no âmbito da construção civil e, por isso, as entidades firmaram um acordo de cooperação técnica com a Cemig.  A parceria contempla ações educativas conjuntas, com vistas a ampliar e potencializar junto às empresas e aos trabalhadores do setor os cuidados com o uso da energia. Os vídeos possibilitam a visualização de conteúdos abstratos, tornando-os concretos, auxiliando na compreensão e assimilação de conceitos e atitudes de segurança com a rede elétrica.

Confira e compartilhe alguns dos vídeos acessando os links abaixo:  

 Seu Doca Construção perto da rede

Seu Doca Vergalhão

Cemig F2 Vergalhões

Cemig F3 EPIs

Categorias
Uncategorized

Vacinação não impede a circulação do vírus da covid-19

Sempre é bom lembrar que a pessoa que já se vacinou, mesmo que protegida e não desenvolva a doença, ainda pode carregar o vírus e transmiti-lo para quem ainda não tenha sido imunizado. Por isso, é preciso não descuidar: usar a máscara e manter a higienização das mãos é fundamental! 

A proteção oferecida por cada uma das vacinas só é completa após a aplicação da segunda dose. Se você já tomou a primeira, fique atento (a) ao prazo da segunda (acompanhe em seu cartão de vacinação, anote em um lembrete, calendário). 

Atenção aos prazos entre as doses:

Pfizer/Comirnaty: 12 semanas

AstraZeneca: 12 semanas 

Coronavac: 4 semanas

Categorias
Uncategorized

LEGISLAÇÃO: eSocial adia prazo para envio de informações de SST para as empresas

A nova versão S-1.0 do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi reprogramada, de forma a permitir ajustes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). Assim, os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), previstos para o mês de junho, ficam automaticamente adiados, uma vez que somente serão recebidos na nova versão.

O mesmo se aplica para o envio dos eventos de folha dos empregadores/contribuintes pessoas físicas (exceto doméstico), previsto originalmente para o mês de maio/2021, cuja entrada também está vinculada à nova versão S-1.0.

A nova data de início da obrigatoriedade de envio desses eventos será definida em portaria a ser publicada.

Para as empresas do 3º Grupo de obrigados ao eSocial (empregadores pessoas jurídicas), o envio de folha para a competência maio/2021 está mantido.

Fonte: Agência CBIC

Categorias
Uncategorized

Supervisora do Seconci-MG ministra palestra para participantes do Projeto Enfrentar Construção Civil do SEBRAE

Totalmente on-line, o Projeto Enfrentar Construção Civil é desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a CBIC, o Seconci Brasil, o Seconci-SP, o Sinduscon-SP e o Sebrae Sorocaba. A iniciativa tem como objetivo apresentar soluções de gestão direcionadas principalmente para os empresários da construção civil e, na semana de 07 a 11 de junho, promoveu cinco dias de capacitação, além de disponibilizar mais duas horas de consultoria personalizada, sobre conteúdos que contribuem para melhorar os resultados da organização.

O evento contemplou temas como Inove nas vendas! – Networking e criação de rede de contatos (07/06); Proteja o Caixa da sua empresa e Conheça o Crédito certo para o seu negócio (08/08); Negociação e Planejamento Trabalhista (09/06) e Como configurar Google meu negócio e como anunciar no Facebook e Instagram (11/06). Na última quinta-feira, 10 de junho, a Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, colaborou na programação das palestras a convite da CBIC. A engenheira discorreu sobre a Nova NR18 (Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção). Em sua exposição, Andreia abordou as principais alterações nas Normas Regulamentadoras, com ênfase na NR18, cujo novo texto entra em vigor em agosto próximo, implicando em mais responsabilidade para os profissionais da área legalmente habilitados. O novo modelo fortalece os requisitos para a gestão da segurança, deixando de ser apenas um instrumento de aplicação e vinculando a necessidade da identificação de perigos e avaliação de riscos.

A especialista em segurança do trabalho, que participou ativamente do processo revisional das NRs representando a bancada patronal, destacou alguns dos pontos alterados. Mostrou que o resultado trouxe textos mais modernos, desburocratizados, com regras mais claras e objetivas, porém foram mantidos os princípios e aprimoradas as práticas de segurança e saúde no trabalho.

Categorias
noticia_destaque Uncategorized

Iniciativas de construtoras mineiras no combate à Covid-19 é tema do 23º Prêmio Segurança do Trabalho

Reconhecer as boas práticas das empresas associadas ao Sinduscon-MG e ao Seconci-MG na prevenção da doença é o objetivo principal desta edição, promovida pelo Seconci-MG e Sinduscon-MG. A iniciativa homenageará empresas associadas às duas entidades que desenvolveram soluções práticas e inovadoras em saúde e segurança do trabalho, para evitar a disseminação do novo coronavírus nos ambientes laborais. 

A construtora interessada em participar deve acessar o regulamento nos sites do Seconci- MG (http://seconci-mg.org.br/arquivos-premio-seguranca-do-trabalho/) ou do  Sinduscon-MG, preencher a ficha de inscrição e enviar até o dia 31 de junho de 2021.  As obras precisam estar em execução nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Lagoa Santa e Nova Lima e é necessário que estejam inscritas no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). É importante lembrar que somente empresas associadas às duas entidades podem participar e inscrever até 3 (três) boas práticas. 

A premiação visa valorizar os investimentos em segurança do trabalho no âmbito da construção civil e no contexto da pandemia de Covid-19. “A intenção é propagar as ações e recursos que mostrem a criatividade, empenho e o talento das empresas para ‘não baixar a guarda’ e evitar a disseminação do vírus e que refletem o compromisso em oferecer o melhor cuidado possível aos seus colaboradores”, afirma Andreia Kaucher Darmstadter, supervisora do departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG. 

Andreia lembra que “como em todas as outras áreas, a da segurança no trabalho sofreu e ainda é afetada pelos efeitos da Covid-19. A pandemia tem exigido dedicação, foco e uma rede colaborativa no enfrentamento do novo coronavírus. Alinhados com essa nova realidade, decidimos direcionar novamente o Prêmio de Segurança para ações que concorram para evitar a disseminação do novo coronavírus nas obras. A intenção é destacar as melhores práticas e dar visibilidades a elas, dando suporte a uma cultura prevencionista específica e eficiente.