Categorias
Campanha Uncategorized

Outubro Rosa – Seconci-MG alerta para prevenção ao câncer de mama

O Seconci-MG abraça mais uma vez o Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além de atender na sede da entidade, onde o exame clínico da mama pode ser realizado, a médica Elza Beatriz Nogueira Brandão, especialista em ginecologia e obstetrícia, colabora com as empresas ministrando palestras sobre este tema. A médica considera o conhecimento um importante aliado na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, e em suas abordagens sempre alerta para os fatores de risco associados às doenças.

Ela esclarece que o diagnóstico precoce é uma estratégia para lidar com o tumor em uma fase inicial e, dessa forma, possibilitar maior chance de tratamento.

Confira abaixo o que a especialista destaca sobre o assunto:

O mês de outubro se tornou um lembrete da importância de cuidarmos da nossa saúde em relação ao exame de mama, na tentativa de prevenir o segundo mais frequente câncer incidente na mulher – perde apenas para os de pele.

Através do exame de mama de rotina, realizado após os 40 anos, tem ocorrido a diminuição da gravidade da doença e, consequentemente, aumentando sua cura.

É importante ressaltar que o câncer de mama também acomete homens, em uma faixa de 01%, principalmente se houver casos na família.

Hoje também sabemos que a obesidade e o álcool são as maiores causas dos novos casos de câncer de mama, daí a importância de incluir em nosso cotidiano hábitos saudáveis, como cuidar da alimentação e praticar atividade física.

Aprenda a fazer o autoexame:

1- De frente para o espelho, com as mãos atrás do pescoço, incline-se para frente até sentir o esforço dos músculos peitorais. Então observe as mamas, verificando se há alterações em suas formas e contornos.

2- Levante o braço esquerdo e com a mão direita toque a mama esquerda. Pressione suavemente, fazendo círculos em busca de nódulos. Repita o processo na outra mama e ao redor das axilas.

3- Outra opção é fazer o exame deitada. Coloque uma almofada ou uma toalha enrolada embaixo do ombro esquerdo, estique o braço atrás da cabeça e examine a mama deste lado. Repita o processo na mama direita.

Categorias
noticia_destaque

Para as empresas que têm CIPA: atenção às alterações para  prevenção e combate ao assédio sexual

A Lei 14.457/2022, que institui o Programa Emprega + Mulheres, foi publicada, no dia 22/09/2022, no Diário Oficial da União, e alertamos as empresas para atenção especial ao Capítulo VII, artigo 23, que trata da aprovação de regras sobre prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no âmbito do trabalho, por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio). 

O Programa Emprega + Mulheres tem por objetivo inserir e manter mulheres no mercado de trabalho, por meio da adoção de medidas destinadas a (I) apoiar a parentalidade na primeira infância, (II) flexibilizar o regime de trabalho, para apoiar a parentalidade, (III) incentivar a qualificação profissional de mulheres, em áreas estratégicas à ascensão profissional (IV) apoiar o retorno ao trabalho após o término da licença-maternidade, (V) reconhecer boas práticas na promoção da empregabilidade das mulheres, por meio da instituição do Selo Emprega + Mulher; (VI) prevenir e combater o assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho; e (VII) estimular o microcrédito para mulheres.

A lei é fruto da conversão da Medida Provisória (MP) no 1.116/2022.

Confira abaixo o  que diz respeito à CIPA – CAPÍTULO VII:

DAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E DE COMBATE AO ASSÉDIO SEXUAL E A OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NO ÂMBITO DO TRABALHO

Art. 23.Para a promoção de um ambiente laboral sadio, seguro e que favoreça a inserção e a manutenção de mulheres no mercado de trabalho, as empresas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) deverão adotar as seguintes medidas, além de outras que entenderem necessárias, com vistas à prevenção e ao combate ao assédio sexual e às demais formas de violência no âmbito do trabalho:

I – inclusão de regras de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência nas normas internas da empresa, com ampla divulgação do seu conteúdo aos empregados e às empregadas;

II – fixação de procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias, para apuração dos fatos e, quando for o caso, para aplicação de sanções administrativas aos responsáveis diretos e indiretos pelos atos de assédio sexual e de violência, garantido o anonimato da pessoa denunciante, sem prejuízo dos procedimentos jurídicos cabíveis;

III – inclusão de temas referentes à prevenção e ao combate ao assédio sexual e a outras formas de violência nas atividades e nas práticas da Cipa; e

IV – realização, no mínimo a cada 12 (doze) meses, de ações de capacitação, de orientação e de sensibilização dos empregados e das empregadas de todos os níveis hierárquicos da empresa sobre temas relacionados à violência, ao assédio, à igualdade e à diversidade no âmbito do trabalho, em formatos acessíveis, apropriados e que apresentem máxima efetividade de tais ações.

§ 1º O recebimento de denúncias a que se refere o inciso II do caput deste artigo não substitui o procedimento penal correspondente, caso a conduta denunciada pela vítima se encaixe na tipificação de assédio sexual contida no art. 216-A do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), ou em outros crimes de violência tipificados na legislação brasileira.

§ 2º O prazo para adoção das medidas previstas nos incisos I, II, III e IV do caput deste artigo é de 180 (cento e oitenta) dias após a entrada em vigor desta Lei.

Categorias
Uncategorized

Prevenção de acidentes com a rede elétrica é tema de palestra em SIPAT com o apoio da Cemig

A RKM Engenharia incluiu na programação de sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) uma palestra sobre prevenção de acidentes com a energia elétrica. O assunto foi abordado por um técnico da Cemig que chamou a atenção para os riscos e perigos do uso não seguro da eletricidade.

O Seconci-MG intermediou contatos junto à Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig para realização da palestra. As organizações firmaram um termo de cooperação técnica que prevê o desenvolvimento de ações educativas em obras e estabelecimentos da construção civil, com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população em geral sobre os cuidados que devem ser observados em relação ao uso seguro da energia elétrica.

A Cemig possui várias campanhas para a prevenção de acidentes da população com a sua rede elétrica e também com instalações internas. Até o momento foram celebrados 34 acordos com várias instituições, dentre elas o Sinduscon-MG e o Seconci-MG, visando ampliar o universo das informações e também apoiar em campanhas, projetos e ações que possam reduzir acidentes com a população.

O Seconci-MG tem repercutido campanhas temáticas promovidas pela Cemig, principalmente as relacionadas com iniciativas previstas na CEPAP – Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População. Contudo, os materiais de comunicação destas campanhas estão sob análise do TER/MG, em virtude do período eleitoral, o que restringe temporariamente o acesso aos mesmos aos parceiros que assinaram acordos de cooperação com a companhia energética. As solicitações de palestras sobre riscos e cuidados preventivos com o uso da energia elétrica podem ser enviadas ao Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, para o e-mail social2@seconci-mg.org.br. O setor irá encaminhá-las à Cemig, que irá verificar a disponibilidade de atendimento.

Categorias
Evento Uncategorized

Abertas as inscrições para o Construa Minas! Garanta já a sua vaga

Já estão abertas as inscrições para o Construa Minas, principal evento da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais, que será realizado de 17 a 21 de outubro, em Belo Horizonte (MG).

Será a primeira edição regional do encontro, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com apoio do Sebrae e contará com a participação do Seconci-MG

Durante os cinco dias de evento, cerca de 80 grandes nomes do mercado imobiliário mineiro e nacional vão debater temas como inovação, sustentabilidade e industrialização, em mais de 100 horas de conversas. Aproveite a oportunidade e garanta logo a sua inscrição.

O evento integra o “Construa – Onde a Construção do Brasil se encontra” e será realizado em parceria com mais de 20 entidades da cadeia produtiva do setor no estado de Minas Gerais.

Lançado neste ano, o Construa acontecerá anualmente e percorrerá as 27 Unidades da Federação.

Confira a programação do Construa Minas no site.

Dúvidas sobre inscrições, entre em contato pelo e-mail: organizacao@construaminas.org.br

(Fonte: Agência CBIC)

Categorias
Campanha Uncategorized

SEMANA CANPAT CONSTRUÇÃO 2022 tem início na próxima segunda (3) com participação do Seconci-MG

Para incentivar o debate a respeito da prevenção de acidentes na indústria da construção, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT), dará início na próxima segunda-feira (3) à SEMANA CANPAT CONSTRUÇÃO 2022. No dia 05/10, a supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, fará a abertura do painel “RISCO ELÉTRICO NA CONSTRUÇÃO”, que será exibido das 11h às 12h.

Com duração de 5 dias, a SEMANA CANPAT CONSTRUÇÃO 2022 começa a partir das 10h45, com abertura nacional do evento e segue até o dia 07, encerrando com o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção. 

Além da participação das associadas da CBIC, o evento, promovido anualmente, contará com a participação dos Seconcis, Sesis e demais entidades da construção para promoção de ações e eventos locais. Neste ano, a programação contará com painéis técnicos com temas sobre gestão da segurança e saúde nas empresas; medidas de proteção contra queda de altura; risco elétrico; e gestão de saúde ocupacional nos canteiros de obra.

Clique aqui e inscreva-se para acompanhar ao vivo!