Retrospectiva 2020

Acompanhe como foi este ano de 2020 para o Seconci-MG. Apesar das limitações impostas pela pandemia, a entidade se manteve forte na proposta de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor da construção civil e de seus dependentes, através do cuidado com a sua saúde e bem estar e ações de assistência social e na área de segurança do trabalho.

Foi um ano intenso, fora do comum, mas muito produtivo. Confira!

Antes da pandemia

Seconci-MG ampliou sua área de abrangência 

No início do ano, o Seconci-MG ampliou sua área de atuação. Conforme acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) vigentes no período de 01 de novembro de 2019 a 31 de outubro de 2020, o Seconci-MG passou a realizar ações sociais e a prestar serviços de promoção à saúde e segurança do trabalho a trabalhadores dos municípios de Belo Horizonte (24ª cláusula), Betim (25ª cláusula), Contagem (23ª cláusula), Pedro Leopoldo (15ª cláusula), Santa Luzia (30ª cláusula) e Vespasiano (17ª cláusula).

Cooperações técnicas

Em janeiro, o Superintendente Executivo do Seconci-MG, Ivon Godoy e  a Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho da entidade, Andreia Darmstadter, receberam a Chefe da Fundacentro (Centro Regional de Minas Gerais), Ana Paula Rocha Teixeira, e o Analista em C&T e pesquisador Eduardo Diniz Fonseca, para uma reunião com o propósito de reafirmar interesse de mútua cooperação técnica. Discutiu-se uma parceria para a realização de ações educativas, como cursos, seminários, palestras – entre outros eventos, visando à produção e difusão de conhecimento que contribua com a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores da construção civil.

Em março, Seconci-MG, Sinduscon-MG e Cemig assinaram acordo de cooperação técnica com vistas a intensificar o relacionamento institucional para a disseminação de informações relacionadas à segurança no trabalho em obras da construção civil, sobretudo naquelas com risco iminente de acidentes com a rede elétrica. Para marcar a renovação da parceria, parte do muro que integra a fachada da sede do Seconci-MG recebeu grafites alusivos à segurança com a energia elétrica

Lançamento da Nova NR-18

No dia 04 de fevereiro, foi lançada a nova Norma Regulamentadora 18. Andreia Kaucher Darmstadter colaborou nas reuniões técnicas de revisão da norma representando a bancada do empregador. A NR18 é a norma setorial mais importante aplicável ao segmento da construção. No processo revisional das Normas Regulamentadoras o governo estabeleceu como critério a simplificação e desburocratização destas, sem que houvesse comprometimento ou prejuízo das questões primordiais de segurança e saúde para os trabalhadores. A nova versão da NR18 está mais dinâmica e mais racional e conseguiu-se reduzir os 847 itens para 363 tópicos.

Seminários

Para apresentar e evidenciar o impacto das atualizações recentes das Normas Regulamentadoras na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, com destaque para a NR 18, norma setorial aplicável ao segmento da indústria da construção civil, o Seconci-MG promoveu, em fevereiro o seminário Perspectivas para aplicação de SST frente às alterações das NRs, com ênfase na NR18

Também na sede da entidade, desta vez organizado pela Revista Proteção, foi realizado o seminário sobre o Programa de Gestão de Riscos (PGR). O evento contou com nosso apoio e teve nossa supervisora de Segurança do Trabalho, Andreia Darmstadter, dentro da programação.  

Cursos em parceria com o Senai-MG

Em março, o Seconci-MG promoveu dois cursos em sua parceria com o Senai-MG: Noções em Costura de Lingerie e Noções de Confeitaria Seca. Na modalidade iniciação e aperfeiçoamento profissional, os cursos vêm sendo desenvolvidos desde 2016. 


Em meio à pandemia de Covid-19

Enfrentamento da pandemia

A edição nº 258 do Seconci News começou a reportar medidas e estratégias adotadas pelo Seconci-MG para enfrentar a contingência da pandemia da Covid-19. Foram ampliadas iniciativas – algumas compartilhadas no ambiente virtual -, com vistas a apoiar as empresas do setor na disseminação de informações e práticas preventivas, buscando conscientizar e envolver nossos trabalhadores na luta para conter os avanços do novo coronavírus. Seguimos prestando nossos atendimentos de promoção à saúde e segurança, acatando limites que passam pelos direitos e deveres dos nossos colaboradores, e pelo que preconizam os órgãos governamentais e oficiais de saúde, além de respeitar o interesse coletivo na vida em quarentena.

O Seconci-MG passou a atualizar, a cada edição do Seconci News, seu funcionamento neste período de contingência. A entidade redefiniu estratégias de atendimento, se adaptou às orientações e determinações das autoridades governamentais, órgãos oficiais de saúde e dos Conselhos de Classe Profissionais. Sem poder retornar plenamente à sua rotina de prestação de serviços, seguiu ativa, procurando, antes de tudo, preservar a saúde de seus colaboradores e dos usuários de seus serviços.

Informações

Para auxiliar as empresas na disseminação de informações relevantes, reservamos um espaço em nosso site para concentrar conteúdo relacionado à Covid-19. Lá estão reunidas informações e orientações a respeito da doença, dicas de cuidados preventivos, além de Nota Informativa sobre a Covid-19 para a Construção Civil.

Telecovid

Disponibilizamos um serviço de teleorientação, a fim de esclarecer dúvidas em relação ao novo coronavírus. Destinado a trabalhadores e seus familiares, usuários cadastrados dos serviços disponibilizados pela entidade, o atendimento on-line é realizado por um médico do Seconci-MG, de segunda a sexta-feira, em dois turnos, e agendado através do telefone (31)3449 -8005. 

Ação preventiva contra a disseminação do coronavírus nas obras

Como parte do apoio ao setor da construção no controle da pandemia da Covid-19, o Seconci-MG passou a disponibilizar, sob demanda, uma equipe de visita às obras de associadas. A partir do documento “Relatório de Visita para prevenir a disseminação do coronavírus nas obras”, desenvolvido pela entidade, os profissionais oferecem orientações e sugestões de medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Empresas interessadas em receber esta ação devem encaminhar uma solicitação para o e-mail visitacovid@seconci-mg.org.br, ou entrar em contato através do telefone (31) 3449 -8006 para orientações. 

Produção de material educativo 

O Seconci-MG vem produzindo, desde o início da pandemia, materiais para ajudar suas empresas associadas no enfrentamento da crise do novo coronavírus. Com o apoio de seus profissionais de saúde e de segurança do trabalho, a entidade desenvolveu dois vídeos informativos com orientações sobre a doença. 

O primeiro, traz orientações sobre como se proteger da contaminação, especialmente em canteiros de obras. Ele contou com a participação da Coordenadora Médica do Seconci-MG, Dra. Ana Lúcia Elias de Almeida, e da Supervisora da Área de Segurança do Trabalho da entidade, Engenheira Andreia Kaucher Darmstadter, em sua produção, e teve apoio do Sinduscon-MG.

O mais recente trata do uso correto das máscaras para prevenção do contágio, desenvolvido em parceria com o Sinduscon-MG, STICBH/Marreta e a Feticom-MG. A Coordenadora Médica do Seconci-MG, Dra. Ana Lúcia Elias de Almeida, explica a utilização adequada desta proteção de uso individual e social. 

Também foi produzida uma cartilha em formato digital sobre a Covid-19, que traz orientações e medidas de prevenção ao novo coronavírus. A iniciativa é uma parceria do Seconci-MG com o Sinduscon-MG e o Sesiminas, e tem como objetivo auxiliar gerentes das áreas administrativas e operacionais na condução de ações relacionadas ao funcionamento adequado das atividades produtivas não interrompidas ou que foram retomadas. Também foram disponibilizados cartazes nos formatos A4 e A3, que podem ser impressos e afixados nos canteiros de obras e escritórios. 


Adaptação das ações e serviços do Seconci-MG ao contexto de pandemia de Covid-19

Seconci-MG ampliou atendimentos reduzidos em razão da pandemia

Ao longo do segundo semestre de 2020, o Seconci-MG  vem retomando progressivamente atendimentos e serviços interrompidos ou reduzidos em razão da pandemia de Covid-19. A entidade segue cumprindo as recomendações sanitárias dos órgãos oficiais de saúde, que norteiam as medidas de bioproteção adotadas. Assim, com a colaboração efetiva de cada um, esperamos continuar garantindo a segurança de todos os que circulam em nossas dependências. A partir do dia 10 de novembro, o Seconci-MG voltou a funcionar até às 19h30. Acompanhamos a evolução da Covid-19 e seus desdobramentos, procurando equacionar da melhor forma possível as demandas de nossas associadas e  a disponibilidade de atendimento destas, mesmo com as dificuldades geradas pelos reflexos da pandemia. Nossa prioridade é a saúde e segurança de nossos colaboradores e dos usuários de nossos serviços.

O Seconci-MG, através do seu Departamento de Segurança do Trabalho, seguiu promovendo os treinamentos Admissional e Trabalho em Altura em sua sede. Eles são realizados diariamente, sob demanda, com custo subsidiado para as empresas associadas e, em razão da pandemia de Covid-19, vêm sendo ministrados seguindo todos os protocolos de bioproteção.  

Palestras temáticas e Sipats em empresas associadas

A pandemia afetou a organização de eventos educativos, como Sipats ou a promoção de palestras de conscientização sobre temas variados. Neste momento, a tecnologia tem sido uma grande aliada e uma opção na transmissão de conhecimento e na disseminação de experiências. A realização de lives, webinares e palestras virtuais tem sido um dos recursos adotados por várias empresas para fazer chegar informações sobre saúde e segurança aos seus colaboradores. Várias associadas contaram com o apoio de profissionais do Seconci-MG para promover palestras. O Urologista Roberto Amaral Costa e a Ginecologista Elza Brandão, que atendem na entidade, gravaram palestras sobre Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), respectivamente. Suas falas foram replicadas nas obras. O Todo Cultura, grupo de teatro empresarial e de produção de conteúdo audiovisual parceiro do Seconci-MG, desenvolveu esquetes e apresentações específicas para algumas empresas , como o Grupo EPO e a MRV. Foram produções customizadas, que abordaram temas definidos pelas construtoras para serem destacados na programação de suas Sipats. 


Lives e outros eventos virtuais

Seconci-MG apresentou práticas adotadas no combate à Covid-19 em diversos eventos

Em maio, o evento Diálogos Cbic teve como tema as ações do setor da construção no combate à Covid-19. Representantes dos Seconcis do Distrito Federal, Paraná, São Paulo e Minas Gerais apresentaram medidas adotadas pelas entidades no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

Em junho, duas profissionais do Seconci-MG ministraram palestras gratuitas online, em uma parceria com o Sinduscon-MG, para profissionais de empresas associadas às duas entidades. Andreia Darmstadter tratou das principais mudanças trazidas pelas alterações recentes na NR18 e Ana Lúcia Elias de Almeida falou sobre as formas de combate à Covid-19 nos canteiros de obra. 

Ainda nesse mês, Andreia também foi a palestrante da live As Principais Mudanças da Nova NR 18, organizada pelo Seconci Blumenau, Grande Florianópolis e Joinville, com o apoio do Sesi SC, Seconci SC e do Seconci-Brasil. Ana Lúcia esteve presente em outro evento, promovido pelo Sinduscon de Alagoas, e falou sobre o impacto da Covid-19 na gestão da segurança e saúde no trabalho, observando que no contexto da pandemia e de pós-pandemia, as empresas terão que atualizar e readequar o desenvolvimento de seus programas ocupacionais.

O ciclo 2020 da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – Canpat Construção, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o apoio do Serviço Social da Construção (Seconci-Brasil) e da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia,teve início em julho, em formato virtual. Andreia Darmstadter, que participou ativamente do amplo processo de revisão da NR18, falou sobre isso no evento.

Já em agosto, o Seconci-MG foi um dos parceiros do webinar É Hora da Segurança, promovido pela Cemig. O bate-papo foi mediado pelo Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, e contou com a participação do Presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, do Presidente e Vice-Presidente da Acomac-MG, respectivamente Flávio Alves Gomes e Wagner Ferreira Mattos, e de Andreia Darmstadter. O debate integra uma série de ações planejadas visando a Segurança da População com o Uso da Energia Elétrica – projeto que conta com o apoio do Sinduscon-MG e do Seconci-MG, através de uma longeva parceria, renovada mediante assinatura de Termo de Cooperação Técnica em maio deste ano.

Ainda em agosto, Andreia ministrou a palestra As principais alterações nas Normas Regulamentadoras, direcionada a representantes de Seconcis de todo o Brasil

A Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG foi ainda uma das palestrantes no seminário Perspectivas para aplicação de SST frente às alterações das NRs, com ênfase na NR-18, realizado pelo Sinduscon e pelo Seconci do Paraná. 

Em outubro, Andreia participou de mais um encontro virtual, no qual discutiu o teor das mudanças propostas pelas novas Normas Regulamentadoras (NRs), bem como a implementação do novo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que dispõe a respeito dos requisitos gerais para as ações de prevenção e gerenciamento de riscos no ambiente de trabalho. Na live promovida pelo Seconci-Rio, a supervisora debateu este e outros assuntos com a Gerente Médica de Saúde da entidade carioca, Gilda Araújo.

No mesmo mês, o Instituto Trabalho e Vida promoveu o webinar internacional Prevenção de Acidentes com Quedas de Altura (NR35), e teve o Seconci-MG entre seus apoiadores. O conteúdo do evento buscou promover e disseminar conhecimentos específicos sobre o tema, abordando aspectos técnicos e legais, principalmente em torno da NR35, para a gestão eficiente da saúde e segurança nos trabalhos em altura, com vistas a eliminar ou reduzir os riscos de acidente do trabalho com possibilidade de quedas.

Ainda em outubro, entidades e empresas da construção da região sudeste apresentaram suas boas práticas voltadas para a proteção aos trabalhadores do setor durante a pandemia de Covid-19. Conduzido pela presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes, o webinar contou com a participação do vice-presidente da Cbic na Região Sudeste, Aristóteles Costa Neto (Espírito Santo) e de representantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo na apresentação de suas experiências. O Seconci-MG participou do evento com exposições de sua Coordenadora do Departamento de Serviço Social, Sylvia Helena Costa, e da Gerente de Relacionamento com o Mercado da entidade , Marcela Pinheiro. Ambas relataram o apoio que a associação mineira vem prestando às suas associadas neste contexto de enfrentamento da pandemia, destacando ações como a Visita Covid e a Telecovid (teleorientação sobre a Covid-19).

No final de outubro, representantes de Seconcis de todo o país se reuniram no Ense, Encontro Nacional de Seconcis – neste ano, de forma online. O evento contou com 127 participantes nas reuniões, nas quais se discutiu questões relacionadas às áreas em que as entidades atuam: medicina, odontologia, segurança do trabalho e serviço social, além de encontros das assessorias de comunicação, gestores e diretorias. A Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG  ministrou no evento uma palestra sobre o Programa de Gestão de Riscos (PGR), que irá substituir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT) a partir de março de 2021.

Já em novembro, tivemos a edição  2020 do Minascon, que também aconteceu virtualmente. Promovido pelo Sebrae e pela Fiemg, esta edição contou com palestras com grandes referências nacionais e internacionais do setor. O Seconci-MG esteve presente no evento, e Andreia Darmstadter falou sobre As principais alterações nas Normas Regulamentadoras, com ênfase na NR18.

A 13ª edição do Conssat, o Congresso de Saúde e Segurança do Trabalho do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul Goiano, também aconteceu em novembro, de forma totalmente gratuita e online. Com uma programação variada, o 13º Conssat contou com palestrantes especialistas em temas relevantes para a aplicação e desenvolvimento da gestão da saúde e segurança. Andreia Kaucher Darmstadter falou novamente  sobre as principais alterações nas Normas Regulamentadoras, com ênfase na NR18. 

Celebrando o Dia do Profissional de Segurança do Trabalho, o Seconci-MG promoveu um evento online em que discutiu-se  O Profissional de SST e as futuras alterações nas Normas Regulamentadoras, em palestra feita pela Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho da entidade. Andreia falou sobre como a rotina dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho será impactada pelas alterações promovidas nas novas Normas Regulamentadoras (NRs), que entram em vigor no próximo ano.

Em dezembro, o Seconci-MG esteve presente no projeto Papo Seguro, promovido pela Faria Alcântara – Engenharia de Resultados. O evento é uma live quinzenal que possibilita a troca de conhecimento e uma reflexão crítica sobre assuntos que afetam a Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) na indústria da construção. Na oportunidade, a Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG discutiu a NR18 no contexto do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) /PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos)

Encerrando os eventos online do ano, como parte do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre o Seconci-MG e o Ministério Público de Minas Gerais, a Escola Institucional do MPMG – Ceaf, através de sua Diretoria de Formação, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação, promoveu, na segunda semana de dezembro, a palestra  “As principais alterações nas Normas Regulamentadoras, com ênfase na NR18”. Ministrada pela Supervisora da área de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, ela teve como público alvo os Servidores da Superintendência de Engenharia e Arquitetura (SEA) e da Diretoria de Fiscalização de Obras (DFOB). 


Ações mantidas e realizadas apesar da pandemia 

Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG

De forma virtual, o Seconci-MG e o Sinduscon-MG divulgaram, em julho, durante o Fim de Tarde Virtual Sinduscon-MG, os vencedores da 21ª edição do Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG

Já a 22ª edição do Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG destacou as melhores práticas em Saúde e Segurança no Trabalho voltadas para o combate ao novo coronavírus. A iniciativa buscou dar visibilidade e compartilhar recursos adotados pelas empresas do setor da construção civil para evitar a disseminação do vírus, que impactou sobremaneira a gestão da saúde e segurança nos ambientes laborais. 

Os vencedores foram anunciados no início de novembro, de forma online, durante o Fim de Tarde virtual do Sinduscon-MG. Foram selecionadas práticas e recursos criativos de bioproteção que ajudam a prevenir e evitar a disseminação do vírus. As práticas vencedoras foram reunidas em um vídeo, por iniciativa do Sinduscon-MG e do Seconci-MG. Nele, o setor da construção e a sociedade em geral podem conhecer as iniciativas da Construtora Castor, Emccamp Residencial e Racional Engenharia para que os níveis de transmissão da doença permaneçam controlados. 

Confira:

Vacinação em obras

Com o apoio do Seconci-MG, foram realizados  contatos junto ao Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, para verificação da possibilidade de realização da vacinação no próprio local de trabalho. 

Com a intermediação dos Departamentos de Serviço Social e de Medicina Assistencial do Seconci-MG, junto à Gerência de Assistência, Epidemiologia e Regulação Centro Sul, a associada Somattos promoveu, em agosto, vacinação em duas de suas obras. Cerca de 140 colaboradores receberam as vacinas da Gripe (influenza), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e contra o tétano. A iniciativa partiu da coordenação da qualidade da empresa. 

Também com intermediação dos Departamentos de Serviço Social e de Medicina Assistencial do Seconci-MG  junto à Gerência de Assistência, Epidemiologia e Regulação Centro Sul, a associada Terrazzas promoveu, em setembro, uma ação de vacinação em canteiros de obras. Cerca de 190 colaboradores receberam as vacinas da Gripe (influenza), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e contra o tétano. 

Campanhas apoiadas pelo Seconci-MG

O Seconci-MG seguiu incluindo em sua rotina e divulgando junto a empresas associadas diversas campanhas de saúde, muitas em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Foram elas: 

Ações do Seconci-MG no combate ao Aedes aegypti;
Ações educativas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher;
Divulgação de material de combate ao Coronavírus;
Vacinação contra Influenza e Sarampo;
Campanha de prevenção à Hepatite;
Campanha de saúde bucal do Seconci-Rio;
Campanha Doe Órgãos 2020;
Combate ao Fumo;
Campanha Outubro Rosa;
Campanha Novembro Azul; e
Dia Mundial de Luta Contra a Aids e Dezembro Vermelho.